quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cultura na Copa de 2014

MinC apresenta a 1ª proposta de planejamento para ações culturais no Mundial de Futebol
O Ministério da Cultura (MinC) apresentou, nesta quinta-feira (22), o primeiro esboço do Plano de Diretrizes e Ações Culturais que serão realizadas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O documento foi exposto aos integrantes da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Governo para os jogos do Mundial, reunidos no auditório do MinC, em Brasília, em sua 3ª reunião de trabalho.

Segundo a assessora especial do MinC, Morgana Eneile, que apresentou o documento, a proposta foi montada em cima da análise das sugestões apontadas durante o seminário sobre megaeventos esportivos, coordenado pelo ministério, no mês de agosto. “Nossa ideia é consolidar algumas ações para dar início à implantação ainda este ano”, comentou a assessora.

A proposta será avaliada, agora, pelos representantes das 12 cidades-sede dos jogos na Câmara Temática, e a expectativa do Ministério da Cultura é de poder consolidá-la já no próximo encontro de trabalho da Câmara, que será realizado na cidade de Salvador, nos dias 26 e 27 de outubro.

Na parte da manhã, participaram dos trabalhos de abertura da reunião a representante do MinC e responsável pela Câmara de Cultura, Educação e Ação Social, Juana Nunes; Guillermo Piernes e Joel Benin, do Ministério dos Esportes; a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa; a assessora especial do MinC, Morgana Eneile; além de representantes das cidades-sede.

Segundo Juana Nunes, a reunião de Salvador vai girar em torno do tema ‘Educação’ . Ela enfatizou a importância do trabalho de consolidação das propostas apresentadas hoje, o qual será desenvolvido na capital baiana.

Para Guillermo Piernes, a Câmara de Cultura, Educação e Ação Social possui temas relevantes, e o desafio é enorme.

Eixos prioritários

O plano da Cultura para os jogos do Mundial vai se apoiar em cinco eixos prioritários de ação: a promoção de valores éticos, da cidadania, da cultura da paz e da participação social; a promoção da economia criativa, da infraestrutura cultural e a sustentabilidade das ações culturais; a promoção do patrimônio, da memória dos museus e do turismo cultural; a promoçã0 da diversidade das expressões culturais; e a promoção da produção e difusão de conteúdos audiovisuais que valorizem a diversidade cultural brasileira.

A proposta do MinC desdobra esses cinco eixos em 41 diretrizes para serem implementadas por um amplo conjunto de ações no meio cultural. Dentre elas, a do desenvolvimento de uma campanha internacional voltada para a cultura da paz e do fortalecimento da diversidade cultural; o lançamento de editais de fomento à cultura, tais como o de Agentes de Leitura para as cidades-sede da Copa, com objetivo de promover a leitura a partir de livros que abordem o futebol e seus personagens; a implantação de um Centro de Mídia Audiovisual da Copa, para auxiliar e orientar a produção de conteúdos que reflitam a diversidade e a pluralidade da Cultura brasileira; o lançamento de edital de Qualificação de Museus para o Turismo, especialmente para as cidades-sedes e região do entorno; e o treinamento de pessoal para qualificação dos serviços de atendimento a turistas em museus, pontos históricos e em demais locais de interesse artístico-cultural e tantas outras iniciativas.

(Texto: Patrícia Saldanha e Nemésia Antunes, Ascom/MinC)

Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011

Inscrições estão abertas na FCRB
A Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, está promovendo o Concurso de Monografias “Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011″. A temática da monografia será de livre escolha do candidato, devendo, contudo, ser referenciada aos acervos bibliográficos e arquivísticos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Os prêmios, no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais) e R$ 6.000,00 (seis mil reais), serão concedidos aos autores dos trabalhos classificados no concurso em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. A critério da Comissão Julgadora ainda poderão ser indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque, indicação para publicação – a qual se poderá dar pelas Edições Casa de Rui Barbosa ou por terceiros a critério do autor –, além de kits com livros das Edições Casa de Rui Barbosa.

Atenção: O prazo de entrega do Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011 foi prorrogado por tempo indeterminado por causa da greve dos correios. Mais informações: (21) 3289-4631 / pesquisa@rb.gov.br.

wwww.cultura.gov.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FICHA DE MAPEAMENTO DOS CORDELISTAS DO TERRITÓRIO VELHO CHICO



Dentre os objetivos da I Semana dos Cordelistas do Território Velho Chico que será realizada pela FUNDIFRAN em meados de 2012 com apoio do Programa BNB Cultural – Parceria BNDES destaca-se o seguinte:

• Publicar 1000 cópias da Antologia dos Poetas dos Cordelistas do Território Velho Chico, com trabalhos de poetas de todos os municípios que compreendem o Território, bem como alguns convidados especiais.

OBS.: Todos os poetas mapeados estarão sendo cadastrados no Blog dos Cordelistas e servirão de base para outros trabalhos e para o diagnóstico cultural do Plano Territorial de Cultura do Velho Chico. É bom lembrar que apenas alguns trabalhos de cada município poderão compor a Antologia Impressa.

A ficha de Cadastro ou Mapeamento encontra-se no blog http://velhochicocultura.blogspot.com/2011/09/ficha-de-mapeamento-dos-cordelistas-do.html, a qual deverá ser preenchida, “scaneada” e encaminhada junto com cópias dos cordéis citados na ficha para: cordelvelhochico@gmail.com e clebereduao@gmail.com


Contatos de Cléber Eduão (Coordenador da Pesquisa):

77 9965-5186 / 77 8847-6827 / 77 9152-9896

FICHA DE MAPEAMENTO DOS CORDELISTAS DO TERRITÓRIO VELHO CHICO

sábado, 17 de setembro de 2011

II Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama - 14 de Setembro de 2011


Durante todo o dia 14 de setembro (quarta-feira), aconteceu no Auditório do CETEP Velho Chico a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama, de onde saiu a formação do Conselho Municipal e a elaboração de 11 pré-projetos voltados para a valorização, resgate, revitalização, gestão, entre outros, da cultura local.
Diversas entidades culturais e sociais prestigiaram o evento realizado pela Prefeitura de Ibotirama em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é preciso: Consolidação dos Planos de Cultura”, a Conferência de Ibotirama teve como principal objetivo elaborar o Plano Municipal de Cultura.

Não participou um número expressivo de pessoas na Conferência, porém, de acordo com o Articulador de Cultura do Território Velho Chico, Cléber Eduão, o importante foi a participação ativa dos presentes, pois os mesmos mostraram-se verdadeiros multiplicadores das ações culturais de Ibotirama.
Antes da apresentação dos pré-projetos, ocorreu a votação dos delegados que irão representar e apresentar propostas de Ibotirama na etapa Territorial da Conferência, que ocorrerá no início do mês de outubro, em Bom Jesus da Lapa. Também foram escolhidos os 14 membros, representando a sociedade civil, para compor o Conselho Municipal de Cultura de Ibotirama, que sem dúvidas trará avanços em diversas esferas. Mais 14 membros, entre titulares e suplentes, completarão o quadro representando o Poder Público Municipal.

Os grupos de trabalhos foram divididos em 6 eixos para a elaboração de pré-projetos embasados em propostas oriundas da 1ª Conferência Municipal, no ano de 2009. Para Cléber Eduão, que acompanha todas as conferências do Território, a produção e a vontade dos envolvidos com a cultura de Ibotirama foi acima da média, mostrando todo um potencial que a cidade pode oferecer.

Confira as Propostas de Projeto, classificadas por eixo, destino (municipal/territorial), nome e objetivo.

Eixo Expressões Artísticas – Municipal – Nome do Projeto: "Criando e recriando arte” – Objetivo: Divulgar, valorizar e revitalizar a cultura e as artes do nosso município.

Eixo Patrimônio e Memória – Municipal - Nome do Projeto: “Folias e Folguedos de Ibotirama” - Objetivo: Valorizar, promover e incentivar os grupos e manifestações tradicionais do município de Ibotirama.

Eixo Patrimônio e Memória – Territorial - Nome do Projeto: “Tecendo as redes da cultura popular” - Objetivo: Produzir documentário áudio visual com o registro da cultura popular do território do Velho Chico.

Eixo Pensamento e Leitura – Municipal - Nome do Projeto: “Semeando Leitura” - Objetivo: Garantir o acesso a leitura, estimular o prazer pela leitura, formar novos leitores, tornar a leitura dinâmica e formar parceria com professores.

Eixo Pensamento e Leitura – Territorial - Nome do Projeto: “Levando livros a cada canto” - Objetivo: Garantir o acesso a leitura, Estimular o prazer pela leitura, Formar novos leitores, Tornar a leitura dinâmica e Formar parceria com professores.

Eixo Transversalidade da Cultura – Municipal – Nome do Projeto: “Cultura em Ação” - Objetivo: Articular a Educação e Cultura, valorizando as manifestações artístico-culturais do município.

Eixo Transversalidade da Cultura – Territorial – Nome do Projeto: “Semana do Rio São Francisco” - Objetivo: Resgatar e fortalecer a Semana do Rio São Francisco, envolvendo as escolas municipais, estaduais e comunidades do Território Velho Chico.
Eixo Gestão da Cultura – Municipal - Nome do Projeto: “Institucionalizar é Preciso: Estruturação e implementação do Sistema Municipal de Cultura de Ibotirama” - Objetivo: Implantar os elementos constitutivos do Sistema Municipal de Cultura em Ibotirama.

Eixo Gestão da Cultura – Territorial - Nome do Projeto: “Institucionalizar é Preciso: Estruturação e implementação do Sistema Municipal de Cultura nos municípios do Território Velho Chico” - Objetivo: Implantar os elementos constitutivos do Sistema Municipal de Cultura nos municípios do Território Velho Chico.
Eixo Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos – Municipal – Nome do Projeto: “Fomento a Sustentabilidades das Redes Produtivas em Ibotirama” - Objetivo: Mapear e Difundir as atividades culturais realizadas pelas Redes Produtivas em Ibotirama.

Eixo Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos – Territorial – Nome do Projeto: “Fomento a Sustentabilidades das Redes Produtivas do Velho Chico” - Objetivo: Mapear e Difundir as atividades culturais realizadas pelas Redes Produtivas no Território Velho Chico.

matéria do Interativa News Fabrício. wwww.interativanews.com.br

II Conferência de Cultura de Barra - 16 de Setembro de 2011











II Conferência de Cultura de Morpará - 15 de Setembro de 2011