segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EDITAIS MINC/PETROBRÁS - CIRCO, TEATRO, DANÇA E ARTES VISUAIS

8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
Inscrições para o Edital poderão ser feitas até 3 de outubro
A Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) está recebendo, até 3 de outubro, as inscrições para a 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. O Edital promoverá o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisas de linguagem.
Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o país. Cada um dos contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Será permitida a inscrição de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, em nome próprio ou como representante de pessoa física

Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011
Inscrições para o Edital podem ser feitas até 29 de setembro
A Fuandação Nacional de Arte (Funarte/MinC) está recebendo até 29 de setembro as inscrições para o Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011. O Edital tem como objetivo promover, por meio de seleção, a concessão de prêmios de apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio de recursos que viabilizem projetos nas diversas regiões do país e ainda premiar artistas circenses pela contribuição ao desenvolvimento e divulgação dessa arte.
O programa terá sete módulos: Circo Itinerante, Artista Independente (solo ou dupla), Trupes e Grupos, Formação, Pesquisa, Mérito Artístico e Eventos. Para os dois últimos módulos dessa premiação, podem participar somente pessoas jurídicas

Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro)
Inscrições para o Edital ficam abertas até 29 de setembro
A Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC) está recebendo, até 29 de setembro, inscrições para o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro). O Edital promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.
Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DOIS EDITAIS DA FUNDAÇÃO PEDRO CALMON - FPC-BAHIA

PRÊMIO DE HUMOR GRÁFICO “O FIM E A CONTINUIDADE DO LIVRO”

EDITAL
A Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, entida vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o objetivo de valorizar a produção gráfica de humor, em contexto crítico, refletindo sobre a condição atual do livro na sociedade contemporânea, torna pública a criação do Prêmio de Humor Gráfico “O Fim e a Continuidade do Livro”, cujas inscrições estarão abertas de 22 de agosto a 22 de setembro de 2011, nos termos do presente Edital e seu anexo e com a observância das disposições do Edital a seguir.
1 – DO OBJETO
1.1 – Constitui objeto do presente Edital premiar os três melhores trabalhos inéditos em humor gráfico.
1.2 – O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$15.000,00 (quinze mil reais), mediante recursos provenientes da Fundação Pedro Calmon.
2 – DOS CONCORRENTES
É vedada a inscrição ou participação de funcionários do Governo do Estado da Bahia e de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso, bem como cônjuges, companheiros e parentes dos mesmos, em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau.
3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 – As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 22 de agosto a 22 de setembro de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas. As obras deverão ser protocoladas diretamente na sede da Fundação Pedro Calmon, Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, Sala 605, Centro, 40060-001, Salvador, BA, ou por via postal com Aviso de Recebimento (AR).
3.2 – Só serão aceitas as obras postadas até o último dia do prazo previsto no item 3.1 deste Edital.
3.3 – A Fundação Pedro Calmon fornecerá ao concorrente comprovante de inscrição. No caso de inscrição por via postal, será considerado como comprovante o Aviso de Recebimento (AR), contanto que a data do carimbo de postagem, no envelope, não seja superior à data limite de inscrição.
3.4 – Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições ou entrega de qualquer documento ou material fora do prazo, forma e demais condições estabelecidas neste Edital.
3.5 – A efetivação da inscrição implica na aceitação, pelo autor, de todas as disposições do presente Edital.
3.6 – Os concorrentes cujas inscrições não atenderem ao disposto neste Edital serão desclassificados.
3.7 – Serão de responsabilidade do concorrente, ao se inscrever:
3.7.1 – Todas as despesas decorrentes de sua participação na seleção prevista pelo Edital;
3.7.2 – A legitimidade e legalidade dos documentos apresentados;
3.7.3 – A guarda pessoal da cópia da obra inscrita.
3.8 – As dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico: dll.fpc@fpc.ba.gov.br
4 – DA DOCUMENTAÇÃO
4.1 – A inscrição será efetivada com a entrega dos seguintes documentos, acompanhados da ficha de inscrição, em anexo este Edital:
4.1.1 – Cópias (em processo de xérox, escâner ou outro) de RG, CPF e comprovante de residência do autor;
4.1.2 – Currículo atualizado do autor, em Língua Portuguesa;
4.1.3 – Declaração assinada pelo autor, informando que os trabalhos não caracterizam, no todo ou em parte, plágio ou autoplágio;
4.1.4 – Cada original deverá ser apresentado dentro de envelope lacrado, devidamente identificado pelo autor, tendo por medidas mínimas permitidas em papel A3 (42x30cm).
5 – DAS OBRAS
5.1 – O tema trata do “Fim e da Continuidade do Livro”, enfocado livremente nos gêneros tradicionais do humor gráfico, como cartum, charge, caricatura, tira, história em quadrinhos.
5.2 – Os autores poderão inscrever até três obras, desde que inéditas.
5.3 – O ato de inscrição no Edital implica na plena autorização, por parte do autor, para divulgação da obra no portal da Fundação Pedro Calmon, numa exposição pública durante a Bienal do Livro da Bahia 2011 ou na Biblioteca Pública do Estado, caso ela seja classificada, sendo indevido qualquer pagamento extraordinário ao autor, salvo a premiação prevista neste Edital.
6 – DA SELEÇÃO
6.1 – O processo de julgamento será realizado em duas etapas:
6.2 – A primeira etapa, de caráter eliminatório, consiste na conferência da documentação recebida e do atendimento às exigências formais deste Edital (processo de HABILITAÇÃO).
6.3 – A segunda etapa consiste na avaliação de mérito, pela comissão de seleção, das obras habilitadas na primeira etapa.
7 – DAS COMISSÕES
7.1 – O julgamento será realizado por duas Comissões, sendo:
7.1.1 – Uma comissão de habilitação composta por três membros indicados pela Fundação Pedro Calmon;
7.1.2 – Uma comissão de seleção composta por três nomes vinculados às artes visuais (HQ, cartum, grafite, tira, animação, etc.) e à cultura baiana, reconhecidos e escolhidos pela Fundação Pedro Calmon.
7.2 – A decisão das duas comissões é soberana.
8 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS
8.1 – As obras serão analisadas pela comissão de habilitação de acordo com os quesitos dispostos nos itens 2, 3, 4 e 5 deste Edital.
8.2 – As obras serão julgadas pela Comissão de Seleção de acordo com os seguintes critérios: originalidade, criatividade e capacidade de reflexão.
9 – DOS RESULTADOS
9.1 – A lista com a relação dos artistas habilitados na primeira etapa da seleção será publicada no Diário Oficial do Estado, divulgada no site www.fpc.ba.gov.br e afixada na sede da Fundação Pedro Calmon e bibliotecas públicas do Estado, em até quinze dias corridos, a contar da data de encerramento das inscrições.
9.2 – A lista com o resultado final do Prêmio de Humor Gráfico ”O Fim e a Continuidade do Livro” será divulgada no Diário Oficial do Estado da Bahia e no site www.fpc.ba.gov.br, em até setenta dias corridos, a contar da data de encerramento das inscrições.
10 – DA PREMIAÇÃO
10.1 – Serão conferidos R$15.000,00 (quinze mil reais), discriminados a seguir:
10.1.1 – Um prêmio de R$7.000,00 (sete mil reais) ao primeiro colocado;
10.1.2. – Um prêmio de R$5.000,00 (cinco mil reais) ao segundo colocado;
10.1.3 – Um prêmio de R$3.000,00 (três mil reais) ao terceiro colocado.
11 – DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO
11.1. – O autor da obra premiada terá o prazo de dez dias corridos, a contar da publicação do resultado final, para a entrega dos seguintes documentos complementares, com vistas ao recebimento do prêmio: comprovante de regularidade para com a Fazenda Federal e comprovante de conta corrente individual (não será aceita conta de poupança, exceto da Caixa Econômica Federal).
11.2. – O autor premiado que não estiver regular com a Receita Federal será sumariamente desclassificado e substituído pelo autor subsequente, na ordem de classificação.

12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 – É de responsabilidade exclusiva do autor a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais e à observância das disposições deste Edital.
12.2 – Efetivado o recebimento das obras, pela Fundação Pedro Calmon, não serão aceitas solicitações de alterações nas mesmas, tampouco em seus documentos.
12.3 – Não serão aceitas obras em coautoria.
12.4 – As obras inscritas no Prêmio de Humor Gráfico “O Fim e a Continuidade do Livro” ficarão à disposição, sob análise, com o objetivo de, possivelmente, integrar uma publicação da Fundação Pedro Calmon, reunindo os três vencedores e os subsequentes melhores colocados, entre os demais concorrentes.
12.5 – Os prazos estabelecidos para a conclusão dos trabalhos das comissões poderão, excepcionalmente, sofrer alterações, mediante justificativas fundamentadas.
12.6 – Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral da Fundação Pedro Calmon.
12.7 – Será publicado aviso resumido deste Edital no Diário Oficial do Estado da Bahia. O Edital ficará disponível na íntegra no portal www.fpc.ba.gov.br e na sede da Fundação Pedro Calmon.
12.8 – Integra o presente Edital:
Anexo 1 – Ficha de Inscrição (Pessoa Física).


PRÊMIO HERA DE PUBLICAÇÃO

EDITAL
A Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o objetivo de valorizar a produção editorial e acadêmica no Estado, torna pública a criação do Prêmio Hera de Publicação, cujas inscrições estarão abertas de 22 de agosto a 22 de setembro de 2011. O Edital premiará o melhor livro de literatura publicado de janeiro a dezembro de 2010, em qualquer gênero, de autor baiano, e duas dissertações acadêmicas sobre literatura defendidas (mas não publicadas em livro) de janeiro a dezembro de 2010, nos termos do presente Edital e seu anexo e com observância das disposições do Edital a seguir.
1. DO OBJETO
1.1 – Constitui objeto do presente Edital premiar o melhor livro de literatura de autor baiano e as duas melhores dissertações de mestrado defendidas em 2010.
1.2 – O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$20.000,00 (vinte mil reais), mediante recursos provenientes da Fundação Pedro Calmon.
2 - DOS CONCORRENTES
2.1 – Poderão concorrer quaisquer livros de literatura de autores baianos maiores de dezoito anos, publicados em 2010, e todas as dissertações sobre literatura defendidas no mesmo ano, e não publicadas em livro, desde que apresentadas em Universidades do território baiano.
2.2 – É vedada a inscrição ou participação de funcionários do Governo do Estado da Bahia e de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso, bem como cônjuges, companheiros e parentes dos mesmos, em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau.
2.3 – Considera-se autor baiano a pessoa nascida no Estado da Bahia, mesmo que esteja residindo em outro estado do Brasil, e a pessoa que, mesmo nascida em outro estado brasileiro, esteja residindo na Bahia há pelo menos três anos.
3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 – As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 22 de agosto a 22 de setembro de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas. As obras deverão ser protocoladas diretamente na sede da Fundação Pedro Calmon, Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, Sala 605, Centro, 40060-001, Salvador, BA, ou por via postal com Aviso de Recebimento (AR).
3.2 – Só serão aceitas as obras postadas até o último dia do prazo previsto no item 3.1 deste Edital.
3.3 – A Fundação Pedro Calmon fornecerá ao concorrente comprovante de inscrição. No caso de inscrição por via postal, será considerado como comprovante o Aviso de Recebimento (AR), contanto que a data do carimbo de postagem, no envelope, não seja superior à data limite de inscrição.
3.4 – Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições ou entrega de qualquer documento ou material fora do prazo, forma e demais condições estabelecidas neste Edital.
3.5 – A efetivação da inscrição implica na aceitação, pelo autor, de todas as disposições do presente Edital.
3.6 – Os concorrentes cujas inscrições não atenderem ao disposto neste Edital serão desclassificados.
3.7 – Serão de responsabilidade do concorrente, ao se inscrever:
3.7.1 – Todas as despesas decorrentes de sua participação na seleção prevista pelo Edital;
3.7.2 – A legitimidade e legalidade dos documentos apresentados;
3.7.3 – A guarda pessoal da cópia da obra inscrita.
3.8 – As dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico: dll.fpc@fpc.ba.gov.br
4 – DA DOCUMENTAÇÃO
4.1 – A inscrição será efetivada com a entrega dos seguintes documentos, acompanhados da ficha de inscrição, em anexo este Edital:
4.1.1 – Cópias (em processo de xérox, escâner ou outro) de RG, CPF e comprovante de residência do autor;
4.1.2 – Currículo atualizado do autor, em Língua Portuguesa;
4.1.3 – Declaração assinada pelo autor informando que a obra (livro ou dissertação) não caracteriza, no todo ou em parte, plágio ou autoplágio;
4.1.4 – A dissertação deverá ser enviada em três vias impressas, com as seguintes características:
4.1.4.1 – Encadernada em espiral;
4.1.4.2 – Em formato original de apresentação à banca julgadora, por ocasião da defesa pública.
4.1.5 – O livro deverá ser enviado em três exemplares, conforme foi editado.
5 - DAS OBRAS
5.1 – As obras (livros e dissertações) devem ser apresentadas de forma impressa e escritas em Língua Portuguesa.
5.2 – Os autores poderão inscrever apenas uma obra, publicada (livro) ou defendida (dissertação), durante o ano indicado: 2010.
5.3 – A apresentação dos textos obedecerá, preferencialmente, às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
5.4 – O ato de inscrição no Edital implica na plena autorização, por parte do autor, para a divulgação e leitura da obra no portal e nas unidades da Fundação Pedro Calmon, de trecho ou na íntegra, caso ela seja a vencedora, sendo indevido qualquer pagamento extraordinário ao autor, salvo a premiação prevista neste Edital.
6 – DA SELEÇÃO
6.1 – O processo de julgamento será realizado em duas etapas:
6.2 – A primeira etapa, de caráter eliminatório, consiste na conferência da documentação recebida e do atendimento às exigências formais deste Edital (processo de HABILITAÇÃO).
6.3 – A segunda etapa consiste na avaliação de mérito, pela comissão de seleção, das obras habilitadas na primeira etapa.
7 – DAS COMISSÕES
7.1 – O julgamento será realizado por duas Comissões, sendo:
7.1.1 – Uma comissão de habilitação composta por três membros indicados pela Fundação Pedro Calmon;
7.1.2 – Uma comissão de seleção composta por seis doutores em Literatura, sendo três para cada tipo de categoria (obra publicada e dissertação de mestrado defendida), preferencialmente docentes de universidades publicamente reconhecidas e escolhidas pela FPC.
7.2 – A decisão das duas comissões é soberana.
8 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS
8.1 – As obras serão analisadas pela comissão de habilitação de acordo com os quesitos dispostos nos itens 2, 3, 4 e 5 desse Edital.
8.2 – As obras serão julgadas pela comissão de seleção de acordo com os seguintes critérios:
8.2.1 – Para as dissertações: originalidade do tema, rigor científico, esforço de pesquisa, erudição bibliográfica e clareza expositiva de ideias;
8.2.2 – Para as obras literárias: a) no nível editorial, qualidade e originalidade do projeto gráfico; b) no nível de conteúdo, relevância temática, mérito artístico (estilo e forma), relevância cultural e incentivo à diversidade.
9 – DOS RESULTADOS
9.1 – A lista com a relação das obras habilitadas na primeira etapa da seleção será publicada no Diário Oficial do Estado, divulgada no site www.fpc.ba.gov.br e afixada na sede da Fundação Pedro Calmon e bibliotecas públicas do Estado, em até quinze dias corridos, a contar da data de encerramento das inscrições.
9.2 – A lista com o resultado final do Prêmio Hera de Publicação será divulgada no Diário Oficial do Estado da Bahia e no site www.fpc.ba.gov.br, em até setenta dias corridos, a contar da data de encerramento das inscrições.
10 – DA PREMIAÇÃO
10.1 – O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$20.000,00 (vinte mil reais).
10.2 – A premiação será dividida nas categorias a seguir:
10.2.1 – À obra publicada, R$ 10.000,00 (dez mil reais);
10.2.2 – A cada um das duas dissertações de mestrado defendidas, R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
11 – DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO
11.1 – O autor da obra premiada terá o prazo de dez dias corridos, a contar da publicação do resultado final, para a entrega dos seguintes documentos complementares, com vistas ao recebimento do prêmio: comprovante de regularidade com a Fazenda Federal e comprovante de conta corrente individual (não será aceita conta de poupança, exceto da Caixa Econômica Federal).
11.2. – O autor premiado que não estiver regular com a Receita Federal será sumariamente desclassificado e substituído pelo autor subsequente, na ordem de classificação.
12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 – Comprovação da data e folha de rosto da publicação: a data da publicação deverá constar do colofão ou da folha de rosto. Caso o colofão e a folha de rosto não especifiquem a data, o autor deverá apresentar, juntamente com o livro, uma cópia da nota fiscal da gráfica ou da editora, que comprove seu ano de publicação.
12.2 – É de responsabilidade exclusiva do autor a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais e à observância das disposições deste Edital.
12.3 – Efetivado o recebimento das obras originais, pela Fundação Pedro Calmon, não serão aceitas solicitações de alterações nas mesmas, nem em seus documentos.
12.4 – Na categoria “melhor livro de literatura de autor baiano”, não serão aceitas obras escritas em coautoria.
12.5 – Os exemplares entregues para a inscrição no Prêmio Hera de Publicação não serão devolvidos e passarão a integrar o acervo das bibliotecas públicas geridas pela Fundação Pedro Calmon.
12.6 – Os prazos estabelecidos para a conclusão dos trabalhos das comissões poderão, excepcionalmente, sofrer alterações, mediante justificativas fundamentadas.
12.7 – Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral da Fundação Pedro Calmon.
12.8 – Será publicado aviso resumido deste Edital no Diário Oficial do Estado da Bahia. O Edital estará disponível na íntegra no portal www.fpc.ba.gov.br e na sede da Fundação Pedro Calmon.
12.9 – Integra o presente Edital:
Anexo 1 – Ficha de Inscrição (Pessoa Física).

Bahia ganha duas novas universidades e nove institutos federais


Duas universidades e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) vão ampliar e reforçar a rede de ensino público na Bahia. Em solenidade realizada ontem em Brasília, com a participação do governador Jaques Wagner (foto), a presidenta Dilma Rousseff anunciou o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, que prevê a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães). Os novos Ifets serão instalados em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RESULTADOS DOS FESTIVAIS DE POESIA E MÚSICA DE IBOTIRAMA 2011

Resultado do XXV Festival de Poesia de Ibotirama (Geraldo Poeta)

10º Lugar – Poesia: Brasiláfica
– Autor (a): Pita Paiva –
Interprete(s): Pita Paiva e Ari Oliveira;(IGUAÍ Ba)

09º Lugar – Poesia: Noturno
Desavisado – Autor (a): Viviane Souza Sores – Interprete(s): A mesma;(
(São Gonçalo Ba.)

08º Lugar – Poesia: A Peleja
de Zézim Siriema com o Istudado João Blá Blá – Autor (a): Cléber Eduão
– Interprete(s): Cláudio Pereira;(São Gabriel Ba.)

07º Lugar – Poesia: Discurso
Cacofônico – Autor (a): Fonzim de
Anagé – Interprete(s): O mesmo; (Anagé Ba.)

06º Lugar – Poesia: Phobus
– Autor (a): Mariana Bomfim –
Interprete(s): A mesma;(Ibotirama Ba)

05º Lugar – Poesia: Revira
Volta – Autor (a): Rafaela Silva
– Interprete(s): Júlio Ernesto, Fábio
Eugênio e Ananias Júnior;(Ibotirama Ba)

04º Lugar – Poesia: A Morte
– Autor (a): Laércio Beethoven –
Interprete(s): O mesmo;(Piritiba Ba)

03º Lugar – Poesia: Intrasponível
– Autor (a): Clébert Luiz –
Interprete(s): Jéssica e Lanna Seixas;(Barreiras Ba)

02º Lugar – Poesia: Morte de
um sonho – Autor (a): Elta Mineiro
– Interprete(s): Júlio Delfino;(Ibotirama Ba)

01º Lugar – Poesia: Rio de
Sonetos – Autor (a): Crisna Imhof
– Interprete(s): A mesma(Ibotirama Ba)

Melhor Intérprete: Fonzim de Anagé.(Anagé Ba)


Resultado do FEMPI 2011 – Silvio Araújo e Paulinho Cavalcante - Ibotirama Ba.

10º lugar – Música: Reestoriando Brasis - Compositor (a): Gerry Cunha
e Jarbas Essi – Intérprete: Jerry Cunha – Cidade: Ibotirama - BA;

09º lugar – Música: Firmes Teares - Compositor (a): Marcelo Nunes e
Maviael Mello – Intérprete: Carlinhos Pajeú – Cidade: Salvador - BA;

08º lugar – Música: Brilhante Cangaceiro - Compositor (a): Paulo
Gabiru e André Marques – Intérprete: Paulo Gabiru – Cidade: Bom Jesus
da Lapa - BA;

07º lugar – Música: Mal Feito - Compositor (a): Tavinho Lima e Rita
Altério – Intérprete: Tavinho Lima – Cidade: Ilha Solteira - SP;

06º lugar – Música: A Paz Vale a Pena - Compositor (a): Tonton Flores
– Intérprete: O mesmo– Cidade: Salvador - BA;

05º lugar – Música: Agonilia - Compositor (a): Achiles Neto e Marcos
Marinho – Intérprete: Achiles Neto – Cidade: Vitória da Conquista -
BA;

04º lugar – Música: Uma Canção para Anchieta - Compositor (a): Carlos
Gomes – Intérprete: Ivania Catarina – Cidade: Praia Grande - SP;

03º lugar – Música: Água boa de beber - Compositor (a): Zé Alexandre e
Paulo Delfino – Intérprete: Zé Alexandre – Cidade: Poços de Caldas -
MG;

02º lugar – Música: O Sal - Compositor (a): Zebeto Correa –
Intérprete: O mesmo – Cidade: Belo Horizonte - MG;

01º lugar – Música: Florespinho - Compositor (a): Edílson Dhio –
Intérprete: Mariana Macêdo – Cidade: Barra do Choça – BA;
Melhor Letra: O Sal - Autor: Zebeto Correa - Cidade: Belo Horizonte – MG;
Melhor Intérprete: Mariana Macêdo - Cidade: Barra do Choça – BA.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FUNCEB ITINERANTE - PARTICIPEM!


Fundo de Cultura da Bahia - FCBA - RESOLUÇÃO nº 385, de 5 de agosto de 2011

Fundo de Cultura da Bahia - FCBA

RESOLUÇÃO nº 385, de 5 de agosto de 2011

Altera a Resolução nº 248, de 08 de junho de 2011 e dá outras providências.

A Comissão de Pré-Seleção do Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, com fulcro na Lei nº 9.431, de 11 de fevereiro de 2005, e no Decreto nº 10.992, de 01 de abril de 2008,

Considerando a elevada quantidade de projetos de qualidade inscritos; e

Considerando a existência de disponibilidade orçamentária do Fundo de Cultura;

RESOLVE

Art. 1º - O valor destinado ao custeio parcial ou total pelo FCBA a projetos calendarizados previsto na Resolução nº 248, de 08 de junho de 2011, passa a ser de até R$ 2.350.000,00 (dois milhões, trezentos e cinquenta mil).

Art. 2º - Esta resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Salvador, 5 de agosto de 2011.

ANTONIO ALBINO CANELAS RUBIM
Presidente da Comissão de Pré-seleção do Fundo de Cultura da Bahia


Copa 2014 - MinC reúne, dias 11 e 12, gestores públicos para discutir ações voltadas ao Mundial de Futebol

O Ministério da Cultura realiza nesta quinta e sexta-feira (11 e 12 de agosto), no Hotel St. Peter, em Brasília, o Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos. O evento, que será transmitido via streaming, reunirá gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades-sede do evento esportivo mundial, além de especialistas estrangeiros. Os objetivos são discutir e elaborar estratégias de ações do MinC durante a realização da Copa de 2014. A partir de setembro, o Ministério da Cultura promoverá encontros em todas as cidades-sede do Mundial de Futebol para receber contribuições da sociedade civil ao processo.
O seminário possibilitará o conhecimento das experiências em megaeventos esportivos com âmbito na Cultura e terá início às 9h. Contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do ministro do Esporte, Orlando Silva, e da ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de integrantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e de várias comissões do Congresso Nacional, como a de Educação e Cultura e a de Turismo e Desporto, ambas da Câmara dos Deputados; além da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Experiências internacionais
Serão destaques no encontro as experiências internacionais em megaeventos esportivos relacionadas à Cultura, que serão apresentadas aos participantes pelo vereador da Câmara Municipal e delegado de Cultura de Barcelona (Espanha) de 2006 a 2011, Jordi Martí, e pela diretora-geral adjunta do Governo Provincial de Western Cape (África do Sul), Laurine Platzky, que integrarão a mesa de debates sobre o tema O Legado Cultural em Megaeventos Esportivos, no dia 11, a partir das 9h30.
O Seminário terá, no período da tarde da quinta-feira, a segunda mesa, que abordará o tema Perspectivas para a Cultura Brasileira em Maegaeventos Esportivos e a Copa de 2014, com as presenças da economista e doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca Reis, Frederico Barbosa, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Disoc/Ipea), e do secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz.
Na sexta-feira (12) haverá ainda uma última mesa de debates sobre o tema Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014. Os palestrantes serão Joel Benim, do Ministério dos Esportes, e Larissa Beltramin, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Os participantes do encontro farão parte de grupos temáticos de discussão (cultura de paz, cidadania, mobilização e participação da população; economia criativa, infraestrutura cultural e sustentabilidade; patrimônio, museus e turismo cultural; e diversidade e expressões artísticas e culturais) que terão como objetivo a elaboração de propostas ao processo. As sugestões aprovadas serão apresentadas durante o encerramento do Seminário, na sexta-feira (12), à tarde.
“Esse é o primeiro passo para o trabalho de desenvolvimento das ações do MinC”, informa Morgana Eneile, coordenadora do Grupo de Trabalho do MinC e integrante da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. De acordo com ela, além da contribuição das experências internacionais, o Seminário terá como resultado final as sugestões dos gestores públicos. “Teremos 12 grupos de trabalho que elaborarão, em cima de quatro eixos temáticos apontados pelo MinC, as propostas a serem apresentadas à Comissão Temática em setembro, as quais serão levadas nos encontros com a sociedade civil nas cidades-sede, que também acontecerão a partir de setembro”, explica a coordenadora. Segundo ela, o objetivo do MinC é ter o seu projeto de ações para a Copa de 2014 finalizado até dezembro de 2011.
Comissão Temática
O MinC é membro do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014, instituído em decreto de 14 de janeiro de 2010, e coordena os trabalhos da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, instalada em abril deste ano. Ela integra o grupo das nove câmaras temáticas criadas pelo governo federal para a organização dos setores e áreas de gestão das ações do governo brasileiro junto com as representações das cidades-sede

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

centro de culturas identitárias - inauguração


Edital PAR e paq 2011

Edital PAR 2011

Ancine recebe inscrições no edital até 19 de setembro
Produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais poderão se inscrever, até 19 de setembro, no edital do Prêmio Adicional de Renda – PAR 20011, que terá um total de R$ 6,5 milhões em recursos.
Para a participação de empresas produtoras e distribuidoras, serão consideradas as obras de longa-metragem de produção independente cujo lançamento no circuito comercial tenha ocorrido entre 1º de dezembro de 2009 e 30 de novembro de 2010. Já para as empresas exibidoras (cinemas de uma ou duas salas) serão considerados os filmes nacionais exibidos entre dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010.

Edital PAQ 2011

Ancine recebe inscrições até 15 de setembro para edital
A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, está recebendo, até 15 de setembro, as inscrições para o Programa Ancine de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ 2011. O edital premiará sete produtoras, com R$ 100 mil cada, pela qualidade da produção, aferida a partir do desempenho dos filmes no circuito de festivais nacionais e internacionais.
Podem concorrer ao PAQ 2011 empresas brasileiras detentoras de direitos de obras premiadas por júri oficial nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou que tenham sido exibidas na principal mostra competitiva dos festivais e seus congêneres. Serão considerados apenas filmes lançados comercialmente no circuito brasileiro de salas de exibição no ano de 2009.
MAIS INFORMAÇÕES WWW.CULTURA.GOV.BR


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Seminário Nacional – a cultura como veículo de erradicação da miséria

Fundação Palmares – 23 Anos

Para marcar a data, a programação inclui a realização de seminário e show musical

Para celebrar a passagem dos seus 23 anos, a Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, vai oferecer uma programação que dá espaço ao diálogo e ao debate de ideias em torno de temas atuais. O principal evento será o Seminário Nacional – a cultura como veículo de erradicação da miséria, a se realizar entre os dias 16 e 18 de agosto, no Hotel St. Peter (Setor Hoteleiro Sul), em Brasília.

Outro ponto alto da programação serão as atividades que marcarão a noite de encerramento, dia 18, no Teatro Nacional de Brasília. Na ocasião, será feita uma homenagem Post Mortem ao ativista negro Abdias Nascimento e, em seguida, acontecerá o show musical com a cantora Leci Brandão e o rapper GOG.

O Seminário

Estarão presentes na cerimônia de abertura do seminário, marcada para as 18h30 do dia 16, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o presidente da FCP, Eloi Ferreira de Araujo.

Também foram convidados para compor a mesa os ministros Alexandre Padilha (Saúde); Fernando Haddad (Educação); Maria do Rosário (Direitos Humanos); Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Isabella Teixeira (Meio Ambiente); e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário).

Temas como Cultura, Inclusão Social e Cidadania; Juventude Negra e o Legado Cultural Afro-Brasileiro; e Cultura: Erradicar a Miséria e Ampliar a Cidadania serão desenvolvidos no seminário promovido pela FCP. Grupos de trabalho serão formados para o debate em torno dos assuntos apresentados.

A Fundação

Criada em 22 de agosto de 1988, a Fundação Cultural Palmares tem o objetivo de promover e preservar a cultura afro-brasileira. A instituição formula e implanta políticas públicas que fortalecem a participação da população negra brasileira nos vários processos de desenvolvimento do país.

A entidade está comprometida com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra. A igualdade racial e a valorização das manifestações de matriz africana são preocupações constantes da FCP, primeiro órgão federal criado com vistas à promoção, preservação, proteção e disseminação da cultura negra.

O Seminário Nacional – a cultura como veículo de erradicação da miséria é aberto ao público, mas há um limite de vagas. É necessário preencher o formulário de inscrição.

Veja a programação aqui

(Ascom/MinC)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ação Cultural Inclusiva - MinC lança prêmio que reconhece práticas artísticas de pessoas com deficiência

Prezados(as),

Divulguem o Edital "Ação Cultural Inclusiva".
04 de agosto de 2011
Ação Cultural Inclusiva
MinC lança prêmio que reconhece práticas artísticas de pessoas com deficiência
No período de 15 de agosto a 30 de setembro estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’, patrocinado pela Petrobras, com o apoio da Lei Rouanet. A iniciativa é da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), em parceria com a Escola Brasil. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 2 (Seção 3, pág. 15).
Serão premiadas 30 iniciativas culturais – que já tenham sido realizadas -, no valor de R$ 12,5 mil cada uma, nas categorias de Expressões Artísticas (20 prêmios, quatro para cada região do país) e de Acessibilidade (10 prêmios, sendo dois para cada uma das regiões brasileiras).
No caso da primeira categoria, poderão participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais, e que apresentem pelo menos um artista com necessidades especiais.
Na segunda categoria (Acessibilidade), poderão concorrer os três grupos de candidatos já mencionados, com a ressalva de que poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.
Em sua primeira edição, o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva presta uma homenagem a Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal, quando servidora da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ela sensibilizou esferas de governo e comunidades culturais para a promoção do talento das expressões de artistas com deficiência.
As inscrições só poderão ser feitas via Correios, por meio de carta registrada, em envelope identificado com a seguinte inscrição: Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada Sobre Nós Sem Nós”, Escola Brasil. SRTVN- Quadra 702-Sala 4033- Edifício Brasília Rádio Center. Brasília-DF CEP: 70719-900 Caixa Postal 2440.
Veja o edital em PDF
(Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Supremo Tribunal Federal (STF) dispensou os músicos do registro na Ordem dos Músicos do Brasil

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) dispensou os músicos do registro na Ordem dos Músicos do Brasil como pré-requisito para o exercício da profissão. A decisão foi tomada no julgamento de uma ação proposta pela ordem em Santa Catarina contra um músico que não tinha a carteira da instituição. O profissional havia obtido no tribunal local o direito de trabalhar sem registro - e, com isso, sem o pagamento das anuidades.
No julgamento, os ministros ressaltaram que uma forma de arte não necessita de registro profissional para ser manifestada. Eles enquadraram a situação no direito constitucional da liberdade de expressão. E compararam o caso ao diploma de jornalista, que teve sua exigência banida pela Corte em 2009, pelo mesmo motivo.
- A música é uma arte, algo sublime, próximo da divindade. Tem-se talento para a música, ou não se tem - afirmou a relatora, ministra Ellen Gracie.
Em seu voto, a ministra ressaltou os incisos 9 e 13 do artigo 5º da Constituição Federal. "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença", diz o primeiro. "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer", afirma o outro dispositivo.
Hoje, músicos que se apresentam em estabelecimentos devem portar a Ordem dos Músicos do Brasil. Para obter o registro, o profissional deve ser submetido a provas teóricas e práticas - o que muitas vezes dificulta a vida de músicos que não tiveram educação formal.

Fórum de Políticas Culturais - Políticas Culturais do IPHAN: Patrimônio, Desenvolvimento e Cidadania

Ministério da Cultura
Representação Regional - Bahia

Prezado (a),
Dando continuidade ao Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 09 de agosto, terça-feira, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Pç. Dois de Julho, S/N, Campo Grande, acontece o sexto encontro, ministrado por Luiz Fernando de Almeida, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. No encontro Luiz Fernando de Almeida falará acerca das Políticas Culturais do IPHAN: Patrimônio, Desenvolvimento e Cidadania. O debate também se propõe a ampliar diálogos com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com intuito de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.

O IPHAN é a instituição coordenadora da Política e do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, capaz de identificar, produzir e difundir referências para a preservação do patrimônio cultural no plano nacional e internacional, na missão de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Luiz Fernando de Almeida, arquiteto, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é também especialista em administração e planejamento de programas. Na área acadêmica, durante 16 anos, lecionou História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Projeto de Arquitetura na Universidade Católica de Santos, Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Paulista. Desde a década de 80 atua na área de desenvolvimento urbano e participa da reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido Coordenador do Programa Monumenta em São Paulo e, em 2003, convidado para a sua Coordenação Nacional. Desde 2006 é presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Contamos com a sua presença.
Atenciosamente,
Monica Trigo
Ministério da Cultura
Representante Regional – BA

"Ativismo e mobilização para a sustentabilidade" - Curso

Olá, amigos e amigas.

Estou envolvido num projeto, ao que parece, inédito no país.

Trata-se do curso "Ativismo e mobilização para a sustentabilidade", cuja proposta é a formação e capacitação de ativistas em técnicas e processos de ação direta e organização de campanhas de mobilização. Ativismo é a palavra-chave do projeto, daí o seu ineditismo por aqui.

Dentre os temas trabalhados no curso, destaco: técnicas de ação não-violenta, questões legais, lobby, planejamento e execução de "campanhas" de mobilização, investigação, comunicação e logística de ação urbana.

O curso tem três etapas, com duração total de 60 dias: uma etapa on line (3 semanas), um momento presencial em regime de imersão (1 semana) e uma etapa final de ação concreta sob supervisão da equipe (4 semanas).

Em 2011, são três ofertas, conforme o quadro abaixo:
INSCRIÇÕES JORNADA ONLINE IMERSÃO PÓS-IMERSÃO
São Paulo 29/07 a 9/08
16/08 a 8/09 11 a 17/09 19/09 a 14/10
Brasília a confirmar 4 a 31/10 6 a 12/11 14/11 a 9/12
Manaus a confirmar 15/11 a 9/12 11 a 17/12 a confirmar

O curso se destina a agentes das causas socioambientais, especialmente aqueles vinculados a ONGs e movimentos sociais.

O valor do investimento é de 2.918,00, o que inclui hospedagem e alimentação durante o período de imersão. Existem bolsas até 100% para os participantes, financiadas pelas organizações parceiras do projeto.

Há apenas 26 vagas. As inscrições encerram-se no dia 9 de agosto.

As informações sobre as organizações parceiras (como SOS Mata Atlântica e Greenpeace, dentre outras), a equipe do projeto, o conteúdo do curso e o processo de inscrição encontram-se no site www.ativismo.org.br.

A lista de professores/palestrantes segue abaixo. Marina Silva é uma delas.

Peço sua ajuda na divulgação. Envie para os/as amigos/as possivelmente interessados/as.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Grande abraço,
Cássio Martinho
31 8587-0971
31 3335-5245


Professores e palestrantes do curso
André Lima, advogado, formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1994, Mestre em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasilia. Atualmente é Assessor Especial de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Consultor Jurídico da Fundação SOS Mata Atlântica. Trabalhou por 10 anos no Instituto Socioambiental (ISA) entre 1997 e 2007 onde foi coordenador de políticas e direitos socioambienais. É membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) representante do Instituto O Direito por um Planeta Verde. É socio fundador do Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Cassio Martinho, jornalista, professor de cursos de Comunicação Social, com ênfase em comunicação alternativa, gestão cultural, cooperação e redes. Atua há 12 anos como consultor em gestão do trabalho em rede para organizações governamentais e não-governamentais. Autor do livro Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização (2003) e organizador da coletânea Vida em rede: conexões, relacionamentos e caminhos para uma nova sociedade (2011)

Felício Pontes, paraense de Belém, é procurador da República há 14 anos, mas desde muito antes já guiava sua atuação profissional para lutar pelos direitos constitucionais de crianças, índios, populações tradicionais e pela integridade do meio ambiente amazônico. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, é mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira como advogado do Centro de Defesa de Direitos Humanos do Rio e, posteriormente, como Oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas, em Brasília. Ingressou no Ministério Público Federal como Procurador da República em Santarém, no oeste do Pará, em 1997. A partir do ano 2000, passou a atuar em Belém, onde foi Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Procurador Regional Eleitoral e Procurador-chefe. Atualmente, atua em casos de improbidade administrativa, na proteção ao meio ambiente e aos direitos indígenas. Nesses 14 anos de atuação no MPF, Pontes Jr coleciona casos importantes e rumorosos. Tocou o processo contra a instalação irregular de um terminal graneleiro da multinacional Cargill em Santarém que culminou com o fechamento do porto, em 2007. Foi responsável, em 2004, pelo acordo com a Caixa Econômica Federal que pôs fim aos dramáticos despejos de mutuários na capital paraense. E, desde 2001, vem demonstrando no Judiciário as irregularidades cometidas pela associação entre o governo federal e grandes empreiteiras no projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Manoel Francisco Brito, é formado em historia e exerceu na maior parte de sua vida a profissão de jornalista. Começou como fotografo no Jornal do Brasil em 1974. Depois foi para a revista Veja, como repórter. Nessas duas empresas, ocupou diversas posições, correspondente estrangeiro, colunista, editor de área. Na veja, foi diretor da sucursal do Rio de Janeiro. No Jornal do Brasil, chegou a editor executivo. Em 1998, foi trabalhar em banco. Não gostou. Meteu-se com operações de internet, todas sucesso de publico e fracasso comercial. Em 2004, juntou-se a Marcos Sá Correa e Sérgio Abranches para fundar O Eco, uma publicação eletrônica dedicada a cobertura do meio ambiente no Brasil. Em 2009, achou que era hora de abraçar a causa e juntou-se ao Greenpeace, onde é diretor de comunicação.

Marcelo Marquesini, engenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais pela ESALQ/USP e campaigner, trabalhou por sete anos em pesquisas sobre silvicultura e manejo de florestas de várzea e apoio e assistência técnica a populações caiçaras no Vale do Ribeira (SP). Foi coordenador geral de Fiscalização Ambiental do Ibama em Brasília e diretor técnico da Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas, onde promoveu a consolidação de cadeias e arranjos produtivos locais de produtos florestais não-madeireiros. Trabalhou 15 anos na Amazônia, dos quais dez no Greenpeace, voltados a mobilização e ativismo pela preservação das florestas e respeito aos direitos das populações tradicionais. Atualmente é consultor na área de
sustentabilidade.

Marcos Sorrentino, Biólogo e Pedagogo, com doutorado em educação e pós doutorados no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, onde também é pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. É docente, desde 1988, no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca).

Marina Silva, licenciada em História pela Universidade Federal do Acre e pós-graduada em psicopedagogia. Foi vereadora, deputada estadual, senadora por dois mandatos (1995 a janeiro de 2011) e Ministra do Meio Ambiente (2003 até maio de 2008). Em 2010 foi candidata à Presidência da República pelo Partido Verde, do qual desfiliou-se em julho de 2011. Em quase 30 anos de vida pública, recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais pelo seu trabalho em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Entre eles, o “2007 Champions of the Earth”, principal prêmio da ONU na área ambiental, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia brasileira – o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF e, em 2009, da Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco, o Climate Change Award, em reconhecimento à sua contribuição para projetos na área do meio ambiente, ações e iniciativas conduzidas sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Desde março de 2011, Marina Silva integra o Millennium Development Goals (MDG) Advocacy Group, organismo voltado para trabalhar juntamente com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas na construção de uma vontade política e uma mobilização global para o cumprimento dos Objetivos do Milênio.

Pedro Belasco, Cientista Social, desenvolvedor de software, membro da comunidade Transparência Hacker, ativista por Software Livre, Cultura Livre e Dados Abertos.

Rebeca Lerer, jornalista, ativista e campaigner, foi líder da campanha de Clima e Energia e coordenadora da campanha de mercado de madeira do Greenpeace Brasil. Atua na área de sustentabilidade, responsabilidade social, direitos humanos, em entidades nacionais ou internacionais que promovem campanhas e ativismo, projetos de mobilização pública ou culturais, criação e geração de conteúdo. Diretora de conteúdo e porta- voz da Matilha Cultural, espaço independente de cultura e sustentabilidade no centro de São Paulo.

Ricardo Abromovay, filósofo, é professor-titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP. É coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil e do Núcleo de Economia Socioambiental da USP (www.nesa.org.br). Seu programa de pesquisa volta-se ao estudo dos comportamentos dos atores sociais nos processos contemporâneos de transição para uma economia de baixo carbono e apóia-se teoricamente nas principais correntes contemporâneas da sociologia econômica.

Tasso Azevedo, engenheiro florestal, foi Secretario Executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro. É consultor e assessor para assuntos de floresta e clima do Ministério do Meio Ambiente.

Tica Minami, jornalista e ativista. Trabalhou quase 10 anos no Greenpeace, dos quais oito anos na Amazônia, coordenando estratégias de comunicação de campanha. Atualmente, trabalha junto ao Movimento Xingu Vivo Para Sempre, colaborando com os esforços de comunicação e mobilização para barrar a construção de Belo
Monte. Participa de iniciativas e projetos de mobilização pública e ativismo na área de sustentabilidade, responsabilidade corporativa e direitos humanos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

RIAFOLIA 2011 - RIACHO DE SANTANA FOLIA

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FESTA DA CIDADE DE IBOTIRAMA 2011

PROGRAMAÇÃO FESTA DA CIDADE 2011 - IBOTIRAMA.

05-08.SEXTA-FEIRA ÀS 20H. NA PRAÇA DE EVENTOS LANÇAMENTO DO FÍLME
DOCUMENTÁRIO DO BURITI A PINTADA – CARLOS LAMARCA... DE REIZINHO
PEREIRA.

06-08. SÁBADO ÁS 19 H. NA PRAÇA DE EVENTOS SHOW DE CALOUROS (ADULTO)
22:00H SHOW COM A BANDA AUDIRADO.

07-08.DOMINGO ÀS 08:30h. NO CAMPO CAJUEIRO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY,
09:00H NA AABB TORNEIO DE FUTVOLEY -- E ÁS 17H. NA PRAÇA DE EVENTOS
SHOW DE CALOUROS ( INFANTIL E INFANTO JUVENIL) 21H SHOW COM SERGINHA,
23:00 SHOW COM A BANDA TAPIOCA COM JABÁ.

08-08. SEGUNDA-FEIRA - AÇÕES NOS BAIRROS

09-08. TERÇA-FEIRA- 20H NO BARCO ESCOLA O GRUPO DE TEATRO MISTURA
APRESENTA A CHEGADA DE LAMPIÃO NO CÉU E NO INFERNO.

10-08. QUARTA FEIRA ÀS 20:00H NO AUDITÓRIO DO CETEP-ANTIGO COLÉGIO
MODELO LANÇAMENTO DO LIVRO SONETOS DE RIO E MAR AUTORES: JOSEMAR
SANTOS E JOSEMÁRIO FERNANDES.

11-08. QUINTA FEIRA DAS 08:00H AS 18:00H NO HOTEL SERRA DO RIO OFICINA
TERRITORIAL REALIZADA PELA FUNDIFRAN, AS ÀS 20:00H NA PRAÇA DE
EVENTOS XXV FESTIVAL DE POESIA ETAPA NACIONAL. SHOW ABERTURA COM
REGINALDO BELO E ZÈ FRED.
23H SHOW COM ONILDO BARBOSA.

12-08. SEXTA FEIRA DAS 08:00H ÀS 18:00H NO HOTEL SERRA DO RIO OFICINA
TERRITORIAL REALIZADA PELA FUNDIFRAN, INAUGURAÇAO DO PSF BAIRRO SÃO
FRANCISCO.
ÀS 16:30H NO COLÉGIO MODELO TORNEIO DE BASQUETE.
ÀS 20:00H XXXV FESTIVAL DE MÚSICIA(FEMPI)
SHOW DE ABERTURA - CLÉBER EDUÃO E WELTON GABRIEL
23:00H. SHOW DE ENCERAMENTO COM CARLOS VILELA.

13-08. SÁBADO ÀS 09:30H NA AABB TORNEIO DE VOLEI DE AREIA, DAS 10:00H
ÀS 16:00 DIA CULTURAL COM DIVERSAS APRESENTAÇÕES NO PONTO DE
CULTURA TARRAFA CULTURAL.
ÀS 15:30 NO CAIS CANOAGEM.
ÀS 16:30 NO COLÉGIO MODELO TORNEIO DE BASQUETE.

ÀS 20:00H NA PRAÇA DE EVENTOS GRANDE FINAL DO XXXV FEMPI – FESTIVAL DE
MÚSICA POPULAR DE IBOTIRAMA
SHOW DE ABERTURA COM JOÃO SERENO 23:00H. SHOW DE ENCERRAMENTO COM MARINA ELALI.

14-08. DOMINGO 05:00H. ALVORADA , 08:00H. INAUGURAÇÕES DAS
PAVIMENTAÇÕES EM GERAL.
10:00h SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE VEREADORES(HOMENAGEM ESPECIAL COM
ENTREGA DE TÍTULO CIDADÃO IBOTIRAMENSE AO EMPRESÁRIO EDILSON S. LEITE
ÁS 19:30H MISSA NA PRAÇA DE EVENTOS.
21:00H SHOW CATÓLICO BANDA MARANHATA.

15-08 A 21-08. ÀS 19:00H NA QUADRA DA PRAÇA DE EVENTOS XXXV TORNEI DE
FUTSAL DA SEMANA DA CIDADE.

20-08. SÁBADO ÀS 08:30H NA PRAÇA IVES DE OLIVEIRA PROVA DE ATLETISMO
DA SEMANA DA CIDADE .

21-08. DOMINGO ÀS 09:20H NA PRAÇA IVES DE OLIVEIRA PROVA DE CICLISMO.

21-08. DOMINGO ÀS 09:20H NA AABB 1º TORNEIO DE TIRO ESPORTIVO

21-08. DOMINGO ÀS 09:30H NA ACRI TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY 35 ANOS.

27-08. SÁBADO ÀS 19:00H CAMINHADA DA PAZ COM A BANDA DAVI SACER

09-09. SEXTA FEIRA ÁS 18:00H BLOCO CURUMIM

09-09. SEXTA FEIRA ÁS 19:00H BLOCO MELHOR IDADE COM A BANDA DE PARATINGA.

09-09. SEXTA ÁS 23:00H BANDA 8794 BLOCO BARRIL

10-09. SÁBADO ÁS 19:00H BLOCO MELHOR IDADE COM BANDA DE PARATINGA

10-09. SÁBADO ÁS 18:00H BLOCO CURUMIM.

10-09. SÁBADO ÁS 23:00H BANDA PARANGOLÉ BLOCO BARRIL.

11-09. DOMINGO ÁS 16:00H BANDA CHICLETE COM BANANA BLOCO BARRIL.

Prefeiturama M. de Ibotirama Orgulho de Viver Aqui
Coordenação de Cultura.

DIA DO SABER EM SITIO DO MATO 2011