segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hollanda anuncia os secretários do MinC

Principal mudança é a criação de secretaria da Economia Criativa

À frente da Secretaria do Audiovisual, tida como peça estratégica, será mantida funcionária de carreira do Ministério

Ana Paula Sousa - Passados 21 dias de sua posse, a ministra Ana de Hollanda divulgou, por meio de um comunicado, a composição de seu secretariado.

Ao contrário de seu antecessor, Gilberto Gil, que, em 2003, fez uma festa com bumba-meu-boi e discursos para dar posse ao primeiro escalão, Hollanda preferiu fazer o anúncio por escrito.

As duas mudanças estruturais e os principais nomes do novo Ministério da Cultura (MinC) já haviam sido antecipados pela Folha.

Uma das novidades apresentadas é a criação da Secretaria da Economia Criativa, a ser comandada por Cláudia Leitão, socióloga e ex-secretária de Cultura do Ceará. "Não é possível ignorar, neste início do século 21, a importância da economia da cultura para a construção de uma nação desenvolvida", disse a ministra, no texto trazido a público por sua assessoria de comunicação.

Haverá, ainda, a junção das secretarias de Cidadania Cultural e Identidade e Diversidade. A nova secretaria foi entregue à mineira Marta Porto, que coordenou o escritório da Unesco, no Rio.

A terceira mulher a figurar na comissão de frente é a advogada Ana Paula Santana, que entrou na Secretaria do Audiovisual em 2002, como estagiária, e agora foi nomeada secretária. A extinção da pasta chegou a ser aventada por gente ligada ao MinC.

Todos Os Nomes

Nas demais pastas estão confirmados Vitor Ortiz (secretário-executivo), Roberto Peixe (Articulação Institucional), Henilton Menezes (Fomento) e Sergio Mamberti (Políticas Culturais)

Emir Sader vai mesmo para a Fundação Rui Barbosa, Galeno Amorim assume a Biblioteca Nacional e, no Iphan e no Instituto Brasileiro de Museus, mantêm-se os nomes da gestão anterior.

A terceira mulher a figurar na comissão de frente do MinC é a ad­vogada Ana Paula Santana, que entrou na Secretaria do Audiovisual em 2002, como estagiária, sob o comando do então secretário Orlando Senna, e agora chega ao cargo mais alto da pasta.

Da gestão anterior, se mantêm o secretário de Fomento, Henilton Menezes, o presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), José do Nascimento Jr, e o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Luiz Fernando de Almeida. O ator Sergio Mamberti, que fez parte do MinC durante todo o governo Lula, também permanece na nova administração, agora como secretário de Políticas Culturais.

Veja, a seguir, a lista completa do novo staff

Secretário-executivo: Vitor Ortiz
Secretário de Articulação Institucional: Roberto Peixe
Secretário de Políticas Culturais: Sérgio Mamberti
Secretária do Audiovisual: Ana Paula Santana
Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural: Marta Porto
Secretária da Economia Criativa: Cláudia Leitão
Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura: Henilton Menezes
Diretor-geral da Agência Nacional de Cinema (Ancine): Manoel Rangel
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional: Galeno Amorim
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa: Emir Sader
Presidente da Fundação Cultural Palmares: Eloi Ferreira
Presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte): Antonio Grassi
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus: José do Nascimento Jr
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Luiz Fernando de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário