domingo, 8 de agosto de 2010

Edital de Mapeamento, Documentação, Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial

Inscrições até 13 de setembro
atualizado em 04 de agosto de 2010

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan abriu as inscrições para o Edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial - PNPI de apoio e fomento a ações de salvaguarda. Serão selecionados, em duas fases, projetos técnicos de documentação e melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes como modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais, celebrações e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições de comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas, de descendentes de imigrantes, entre outros. Os recursos para implementação dos projetos vencedores chegam a R$ 800 mil.

Os projetos devem ser apresentados até o dia 13 de setembro e serão avaliados por uma Comissão Especial de Seleção que será composta por no mínimo 15 e no máximo 30 membros efetivos ou substitutos, sendo dois representantes do Iphan, além de profissionais com notória competência no campo de abrangência do Edital. O Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan é o responsável por coordenar as atividades da Comissão Especial. A Comissão se reunirá de no período de 27 a 30 de setembro para julgamento das propostas.

O material que for pedido aos participantes, tanto na primeira quanto da segunda fase, deverá ser enviado a sede do Iphan, por via postal, aos cuidados do Departamento de Patrimônio Imaterial - DPI. Os habilitados na primeira fase deverão enviar, em no máximo 8 dias, a contar da data da publicação do resultado da primeira fase no Diário Oficial da União, toda a documentação complementar para a celebração de convênio.

As instituições interessadas podem concorrer com apenas um projeto e devem ter experiência comprovada no desenvolvimento de ações em pelo menos uma das seguintes áreas: pesquisa e documentação histórica e/ou etnográfica, educação, apoio a comunidades e preservação cultural. Entre os critérios de avaliação estão a clareza da justificativa e coerência do projeto, a razoabilidade dos custos e a forma de excussão do cronograma e a importância da continuidade da prática do bem cultural imaterial em questão e sua valorização.

Mais informações:
Departamento de Patrimônio Imaterial
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
(61) 2024 6195 / 6133
http://www.cultura.gov.br/site/2010/08/03/edital-de-mapeamento-documentacao-apoio-e-fomento-ao-patrimonio-cultural-imaterial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário