sábado, 17 de setembro de 2011

II Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama - 14 de Setembro de 2011


Durante todo o dia 14 de setembro (quarta-feira), aconteceu no Auditório do CETEP Velho Chico a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama, de onde saiu a formação do Conselho Municipal e a elaboração de 11 pré-projetos voltados para a valorização, resgate, revitalização, gestão, entre outros, da cultura local.
Diversas entidades culturais e sociais prestigiaram o evento realizado pela Prefeitura de Ibotirama em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é preciso: Consolidação dos Planos de Cultura”, a Conferência de Ibotirama teve como principal objetivo elaborar o Plano Municipal de Cultura.

Não participou um número expressivo de pessoas na Conferência, porém, de acordo com o Articulador de Cultura do Território Velho Chico, Cléber Eduão, o importante foi a participação ativa dos presentes, pois os mesmos mostraram-se verdadeiros multiplicadores das ações culturais de Ibotirama.
Antes da apresentação dos pré-projetos, ocorreu a votação dos delegados que irão representar e apresentar propostas de Ibotirama na etapa Territorial da Conferência, que ocorrerá no início do mês de outubro, em Bom Jesus da Lapa. Também foram escolhidos os 14 membros, representando a sociedade civil, para compor o Conselho Municipal de Cultura de Ibotirama, que sem dúvidas trará avanços em diversas esferas. Mais 14 membros, entre titulares e suplentes, completarão o quadro representando o Poder Público Municipal.

Os grupos de trabalhos foram divididos em 6 eixos para a elaboração de pré-projetos embasados em propostas oriundas da 1ª Conferência Municipal, no ano de 2009. Para Cléber Eduão, que acompanha todas as conferências do Território, a produção e a vontade dos envolvidos com a cultura de Ibotirama foi acima da média, mostrando todo um potencial que a cidade pode oferecer.

Confira as Propostas de Projeto, classificadas por eixo, destino (municipal/territorial), nome e objetivo.

Eixo Expressões Artísticas – Municipal – Nome do Projeto: "Criando e recriando arte” – Objetivo: Divulgar, valorizar e revitalizar a cultura e as artes do nosso município.

Eixo Patrimônio e Memória – Municipal - Nome do Projeto: “Folias e Folguedos de Ibotirama” - Objetivo: Valorizar, promover e incentivar os grupos e manifestações tradicionais do município de Ibotirama.

Eixo Patrimônio e Memória – Territorial - Nome do Projeto: “Tecendo as redes da cultura popular” - Objetivo: Produzir documentário áudio visual com o registro da cultura popular do território do Velho Chico.

Eixo Pensamento e Leitura – Municipal - Nome do Projeto: “Semeando Leitura” - Objetivo: Garantir o acesso a leitura, estimular o prazer pela leitura, formar novos leitores, tornar a leitura dinâmica e formar parceria com professores.

Eixo Pensamento e Leitura – Territorial - Nome do Projeto: “Levando livros a cada canto” - Objetivo: Garantir o acesso a leitura, Estimular o prazer pela leitura, Formar novos leitores, Tornar a leitura dinâmica e Formar parceria com professores.

Eixo Transversalidade da Cultura – Municipal – Nome do Projeto: “Cultura em Ação” - Objetivo: Articular a Educação e Cultura, valorizando as manifestações artístico-culturais do município.

Eixo Transversalidade da Cultura – Territorial – Nome do Projeto: “Semana do Rio São Francisco” - Objetivo: Resgatar e fortalecer a Semana do Rio São Francisco, envolvendo as escolas municipais, estaduais e comunidades do Território Velho Chico.
Eixo Gestão da Cultura – Municipal - Nome do Projeto: “Institucionalizar é Preciso: Estruturação e implementação do Sistema Municipal de Cultura de Ibotirama” - Objetivo: Implantar os elementos constitutivos do Sistema Municipal de Cultura em Ibotirama.

Eixo Gestão da Cultura – Territorial - Nome do Projeto: “Institucionalizar é Preciso: Estruturação e implementação do Sistema Municipal de Cultura nos municípios do Território Velho Chico” - Objetivo: Implantar os elementos constitutivos do Sistema Municipal de Cultura nos municípios do Território Velho Chico.
Eixo Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos – Municipal – Nome do Projeto: “Fomento a Sustentabilidades das Redes Produtivas em Ibotirama” - Objetivo: Mapear e Difundir as atividades culturais realizadas pelas Redes Produtivas em Ibotirama.

Eixo Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos – Territorial – Nome do Projeto: “Fomento a Sustentabilidades das Redes Produtivas do Velho Chico” - Objetivo: Mapear e Difundir as atividades culturais realizadas pelas Redes Produtivas no Território Velho Chico.

matéria do Interativa News Fabrício. wwww.interativanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário