quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cerimônia de Premiação do Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia com a presença do Governador Jaques Wagner.






Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE participa da cerimônia de premiação do Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia com a presença do Governador Jaques Wagner.

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizou ontem, dia 20, às 14 horas, no Palácio da Aclamação (Campo Grande) em Salvador a cerimônia de premiação e assinatura do Termo de Acordo e Compromisso do Prêmio Mais Cultura do Estado da Bahia – Edital 001/2010.
A solenidade contou com a presença do Governador, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e das instituições premiadas com os 146 Pontos de Leitura para 96 Municípios.
Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE na pessoa da Presidente Maria Lúcia de Jesus Assinou o TAC (Termo de Acordo e Compromisso) na presença do Governador Jaques Wagner, representando as 146 instituições e pessoas físicas contempladas com o Prêmio.
“Esse prêmio é voltado para o incentivo às ações culturais que fomentem a democratização do acesso gratuito aos livros, revistas, periódicos e outros suportes. O objetivo principal é ampliar as perspectivas de inclusão social, por meio do fortalecimento da prática da leitura, além de promover a formação de redes sociais e culturais, combatendo os baixos índices de leitura”.
Riacho de Santana foi contemplado com dois pontos de Leitura, um para a Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE e um para Associação das Escolas Comunitárias e Famílias Agrícolas da Bahia – AECOFABA representada pelo Presidente Antônio e Secretário Executivo Joaquim Nogueira.
Importância do Prêmio para AQPAINE/Riacho de Santana – BA.

Além da busca do conhecimento através de instrumentos de leitura, cultura e fortalecimento da identidade dos nossos povos desde a Educação Infantil passando por todas as etapas inclusive a Educação de Jovens e Adultos, para nós da Pastoral dos Índios e Negros de Riacho de Santana - PAINE/AQPAINE – RS em especial que em seus 13 anos de existência temos a organização de 01(uma) comunidade de remanescentes de quilombos na sede do município e 08 (oito) na zona rural totalizando 09 (nove) comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, das quais 03 (três) estão em processo de demarcação pelo INCRA, é um passo a mais para conquista do nosso objetivo que é reescrever a nossa história.
Este recurso trará oportunidade de ampliar o que já vem sendo desenvolvido, trazendo inovações, mais estímulo e vigor para continuar a luta por dias melhores. São iniciativas como estas que a Bahia e o Brasil precisam para minimizar a desigualdade social ainda existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário