quinta-feira, 26 de maio de 2011

BOM JESUS DA LAPA E SÍTIO DO MATO RECEBEM 4.600 LIVROS





Mais de 2.500 agricultores familiares foram beneficiados pelo Programa Arca das Letras que, na última sexta (20) e sábado (21), entregou 23 móveis e um acervo literário de 4.600 livros aos agricultores e assentados dos municípios de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato. Para atender ao Programa, no mesmo período, também foi realizada a capacitação de 31 agentes comunitários de Leitura, dos Projetos de Assentamento (PA’s), atendidos pelas equipes técnicas da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
“Agora estou apta e muito satisfeita em colaborar, junto com a EBDA e o MDA, para a educação cultural de nossa comunidade”, afirma a agente de leitura, Ivalda Pereira Vilaça, do Quilombo Rio das Rãs. Vilaça participou da capacitação e aprendeu processos de organização e conservação de uma biblioteca, catalogação e empréstimo dos livros.
O Arca das Letras é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem como parceiros, na Bahia, a Seagri e a EBDA. Seu principal objetivo é disponibilizar bibliotecas com acervos literários, próprios às comunidades rurais, levando cultura através da leitura.
O projeto de execução e elaboração do Arca das Letras em Bom Jesus da Lapa, aprovado em 2010, foi desenvolvido pela equipe técnica da Empresa, entre eles, Vandilza Oliveira, Edilene Almeida, Claudivan Soares e Juvenal Teodoro. Para compor a biblioteca da região, estes técnicos se reuniram com as comunidades, pontuaram as características das famílias beneficiadas e indicaram os livros que atendem às suas demandas das comunidades. Nessa região, o programa atende a famílias de agricultores, pescadores, quilombolas, indígenas, populações ribeirinhas e assentados da reforma agrária.
A técnica da EBDA, Vandilza Oliveira, lembra que qualquer pessoa pode doar livros para as bibliotecas; basta entrar em contato com o MDA, através do e-mail: arcadasletras@mda.gov.br.
EBDA/Assimp, 26/05/2011
(77) 3481-5343
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário