segunda-feira, 23 de maio de 2011

Videoconferência discute políticas culturais com juventude estudantil

Promover o debate sobre políticas culturais com a juventude estudantil, estimulando novas produções e linguagens artísticas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, uma videoconferência voltada para gestores escolares, professores responsáveis por projetos culturais e estudantes da rede estadual de toda a Bahia.

O encontro contou com a participação dos secretários da Educação e da Cultura, Osvaldo Barreto e Albino Rubim, respectivamente, o coordenador do programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)/Alagoinhas, Osmar Moreira, o professor e apresentador Jorge Portugal, e o representante do Conselho Estadual da Juventude, Felipe Freitas.

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto enfatizou os projetos culturais voltados para os estudantes baianos e que são referência nacional como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE). “Não adianta discutir educação sem focar na escola. Nós temos que construir uma juventude que seja protagonista de seu próprio destino. A arte e a cultura têm esta capacidade de mobilizar as pessoas e fazê-las crescer”.

A estudante Ana Vitória Ribeiro, vencedora da edição de 2010 do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), abriu o evento e declamou uma poesia de sua autoria. Ela disse que o TAL foi uma experiência “muito grande e positiva. Eu sempre gostei de escrever poesias, mas elas ficavam guardadas. Quando eu descobri que poderiam ser utilizadas para outros fins, foi a minha maior felicidade”.

Centros de Cultura
Para o secretário da Cultura, Albino Rubim, o tema da videoconferência ainda é pouco trabalhado no Brasil e, por isso, a discussão tem grande importância. “Com as conferências estaduais e nacionais e as coordenações de juventude, esta discussão começa a ser mais movimentada. Nós criamos os centros de culturas populares e identitários, por meio dos quais iremos trabalhar, inclusive, a cultura jovem”.

A temática ‘cultura e juventude’ vem ganhando destaque na SEC desde 2007, por meio da Coordenação de Projetos Intersetoriais, que executa projetos como A Arte de Contar História, Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Face, TAL e AVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário